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3 de outubro de 2018

A limitação da Telefonia VoIP e a oportunidade com UCaaS

O que Mitel e CloudUC tem para oferecer

Enquanto o mundo avança para as Comunicações Unificadas pagas como Serviço na Nuvem (Unified Communication as a Service – UCaaS), aqui no Brasil, no máximo, continuamos mantendo os legados PABX na obsolescência ou saindo da telefonia analógica/digital para a telefonia baseada em Voz sobre IP (a popular telefonia VoIP).

Alguns já se gabam de terem um Softphone em seu smartphone IOS ou Android mas a coisa para por aí.

Quais as razões para isso?

Em uma primeira análise, trata-se basicamente da realidade do país. Retração de investimentos, falta de interesse na evolução da tecnologia de voz pela massificação das mídias sociais sistemas de mensagens chat como tecnologias “free”, entre outras, afinal, para quê gastar dinheiro onde se tem as coisas de graça? E isso tem a ver com toda a infinidade de aplicativos que podem ser baixados e usados pelas pessoas nas empresas, sem ter de pedir nada para ninguém.

O barato que sai caro

Com tantos aplicativos disponíveis no mercado para se comunicar, está tudo resolvido: mantemos a tralha do PABX e passamos a usar qualquer aplicativo gratuito. Simples assim, mas… aí começam a se formar os “silos” de comunicação.. e o barato sai caro.

Silos de comunicação = falhas e deficiências de comunicação

Imagine que um grupo de vendas decidiu que vai usar um aplicativo de mensagens popular para conversar entre si e a partir daí, cria-se um administrador e chamamos todos aqueles com quem queremos nos juntar. Tudo certo, resolvido, certo? Sim, só que não.

Grupos de usuários em empresas passam pelas mesmas dinâmicas de funcionamento da própria empresa: pessoas entram, saem, mudam de departamento e então, falta de administração e atuação do organizador será o ponto principal da propagação da informação do grupo (sem contar que se o administrador sair, outro terá de assumir seu lugar ou criar outro grupo. As informações confidenciais ou não podem estar sendo vazadas para ex-funcionários do grupo ou para aqueles que até se recolocaram na concorrência. Mas quem administra o grupo não teria a responsabilidade sobre isso? Não, não tem, porque não há uma obrigação sobre administrar ferramentas informais, já que que não foram implantadas com o propósito de uso corporativo, então, as empresas sempre alegarão que não tem nada a ver com isso. Natural isso acontecer e o barato acaba saindo caro.

E imagine que o outro grupo de da mesma empresa achou melhor usar outro aplicativo que não aquele que seu grupo usa e então, se você quiser estar informado sobre o que ocorre com eles, terá de se comunicar através de outro aplicativo além do que está usando. Imagine só a confusão.

E a telefonia continua lá, jogada para as traças…

É inegável que as novas gerações se comunicam muito melhor por mensagens do que por telefone. Isso torna a comunicação mais rápida e direta, sem dúvida, mas lembre-se de que é através da voz que percebemos vários dos sentidos e sentimentos das pessoas, ou então bastaria apenas se relacionar por mensagem.

Para ilustrar um pouco mais a importância da voz nas comunicações pessoais, gostaria de sugerir uma pesquisa sobre a Pirâmide de Glasser. Segundo Wiliam Glasser, nosso grau de aprendizagem funciona desta forma:

  • 10% com a leitura
  • 20% com o audiovisual (visão e áudio)
  • 30% com demonstração
  • 50% discutindo com outras pessoas e propondo ideias
  • 75% praticando
  • 90% ensinando os outros (sim, ensinando os outros aprendemos muito).

Fonte: medium.com – pirâmide de William Glasser

Veja que em todos os percentuais, o mais baixo é justamente aquele no qual estamos hoje mergulhados, em enxurradas de mensagens.

Então, é no relacionamento interpessoal (local ou distante) que melhoramos e fixamos nossa capacidade de aprendizado, crescimento pessoal e profissional e relacionamento. Melhor ainda se pudermos transferir nossos conhecimentos aos outros (ensinamentos).

E o que Comunicações Unificadas te a ver com isso tudo?

A tecnologia das Comunicações Unificadas foi criada para trazer as diversas mídias para um ponto único.

Como a própria palavra diz “Unificadas” significam que os pontos de comunicação convergem para um único ponto (dispositivo). E este ponto é o seu smartphone. O propósito disso é que ele tem a capacidade de consolidar as três mídias principais que utilizamos para uma comunicação clara e profissional:

O Áudio, o vídeo e texto

 

Então a Solução é Investir fortemente na migração dos sistemas PABX para UCC?

Enquanto alguns apontam os aspectos positivos da unificação do UCC (Unified Communication & Collaboration) feitos pela própria empresa tragam evidências suficientes na sua capacidade de simplificar o gerenciamento da infraestrutura das comunicações, ainda há uma visão um pouco limitada sobre seu potencial quando se fala em contratar UCC como serviço na nuvem.

Quando dalamos de comunicação e colaboração,  a agilidade, a flexibilidade e a acessibilidade ocupam o centro das discussões, e ainda assim, a solução UCC auto gerenciada (aquela em que a própria companhia deve investir) continua tendo de adicionar:

  • infraestrutura de rede,
  • aplicativos móveis,
  • integração de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM)

 

em termos de escalabilidade, há outro motivo importante para a falta de sustentabilidade do investimento em UCC interno, que é o principal motivo do porquê este modelo não se sustenta mais:  o Custo de Propriedade da Solução.

A atitude do “eu mesmo posso fazer” tem sido um ponto clássico da TI desde seu início e por um bom motivo. Frequentemente eles eram chamados para encontrar maneiras criativas de realizar feitos de tecnologia que seriam impossíveis de serem realizados de outra forma. Os profissionais de TI há muito tempo se orgulham de projetos do tipo “faça você mesmo”, mas que agora estão cada vez mais escondidos em armários empoeirados.

Por mais gratificante que seja colocar um pouco de personificação em infraestrutura como a UCC, isso geralmente leva a sistemas que são eventualmente ineficientes, ineficazes ou particularmente difíceis de serem gerenciados e dimensionados – e em alguns casos, todos os itens acima.

O resultado é o desperdício de horas em operações, manutenção desses sistemas ou as oportunidades perdidas para qualidade de comunicações abaixo do ideal.

As vantagens das equipes de TI e suas corporações migrarem para UCaaS são inúmeras, transferindo as operações para os provedores de serviços (como a CloudUC) e voltando suas atenções para o planejamento estratégico empresarial, sem abrir mão da qualidade do atendimento aos clientes, contratando soluções de UCC como Serviço na Nuvem.

Pense nos benefícios diretos e nos resultados de transferir e alavancar as comunicacçoes unificadas em plataformas baseadas em nuvem, pagas como serviço.  Consulte-nos.

UCaaS em números

CloudUC Comunicações Unificadas Empresariais é uma provedora que representa a tecnologia Mitel (www.mitel.com) para oferecer ao mercado brasileiro a melhor solução em UCaaS.

Para nós, esta é uma decisão acertada porque acreditamos no crescimento de um mercado que está abrindo novas perspectivas e oportunidades para as áreas de TI e suas organizações, na melhora das comunicações empresariais e colaboração através de uma tecnologia disruptiva e evolutiva. Veja os números do Synergy Research Group:

 

Os dados do 4º trimestre da Synergy Research Group (Dez/2017) mostram que o crescimento do mercado de UCaaS continua inabalável.

Pelo 4º trimestre consecutivo, mais de 300.000 novas posições de assinantes foram adicionadas à base instalada global, que agora está crescendo a taxas de 29% ao ano.

A Mitel e a RingCentral permanecem líderes em uma batalha pela liderança do mercado.  RingCentral tem marginalmente mais posições, mas no 4º trimestre o crescimento da Mitel foi mais forte.

Combinados, Mitel e RingCentral responderam por mais da metade do crescimento de todos assinantes no 4º trimestre de 2017.

Note que, com exceção de Mitel, nenhuma outra companhia participante deste estudo ainda pensou em desembarcar no Brasil, enquanto Mitel e CloudUC já trabalham nesta estratégia desde 2017, provendo a tecnologia de UCaaS no Brasil para o mercado corporativo.

Contratar as Comunicações Unificadas como Serviço na Nuvem é uma oportunidade de trazer as comunicações empresariais de volta aos centro das estratégias de atendimento ao cliente, de colaboração entre equipes e melhor desempenho e engajamento de pessoas, utilizando as diferentes mídias (áudio/vídeo/texto) para uma comunicação direta, simples e natural.

Conheça mais sobre nossas ofertas e soluções em UCaaS em www.clouduc.com.br/ucaas

Marco Aurelio Julio
Marco Aurelio Julio
Sócio fundador da CloudUC Comunicações Unificadas Empresariais. Sempre em busca de tecnologias que permitam às empresas reduzir seus custos, melhorar suas comunicações e engajar equipes de trabalho tendo a nuvem como principal meio de transporte e o modelo de serviços como principal fornecimento de soluções para o mercado corporativo.

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